Estatística

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Combustível solar é a nova aposta para mercado da aviação

                                               



Considerando as opções limitadas de biocombustíveis no mercado atual, o combustível solar vem com uma estratégia de sustentabilidade que ajudará o mundo a alcançar as metas climáticas e preservar o planeta.

O “Querosene solar”, como está sendo chamado, surge como o novo combustível sustentável e já é a grande promessa de substituição para os combustíveis fósseis.

Seu objetivo principal é proporcionar uma solução mais viável, eficiente e ecológica para os transportes de longa distância. As empresas à frente dele visam aplicar o projeto já em 2023.

A proposta principal é fechar o ciclo de carbono, ou seja, quando queimado o combustível solar emitirá apenas o CO2 utilizado em sua fabricação. Por meio disso, ele contribuirá com a descarbonização do transporte aéreo.

Como é fabricado o combustível solar?

Segundo a startup, o processo envolve a criação de módulos solares (como espelhos gigantes), que refletem a radiação para um receptor, o qual fornece calor limpo em temperaturas elevadas.

Em decorrência desse processo, com a junção de carbono e água, são produzidos os chamados “syngas” ou “gás de síntese” sendo: hidrogênio e monóxido de carbono. Assim, serão posteriormente sintetizados em querosene por meio do processo industrial padrão.

De acordo com a empresa, esse combustível sustentável é compatível com toda a infraestrutura global na produção já existente.

Ainda neste ano, essa parceria renderá a primeira instalação do mundo para produção de combustível solar. A cidade escolhida para receber esse projeto foi Jülich, na Alemanha.

A meta é que a partir de 2023 a companhia aérea se torne a primeira cliente do querosene solar. Além disso, já está no planejamento que o grupo, da qual a empresa pertence, apoiará a execução da planta de produção de combustível comercial na Espanha.

Com o desenvolvimento deste projeto, vários meios de transportes como: carros, caminhões, navios, além dos aviões, poderão utilizar o combustível sustentável. Essa nova tecnologia pode ser um grande marco na redução da emissão de dióxido de carbono.

Essa inovação no mercado aéreo é fruto de uma parceria com a startup suíça Synhelion com a companhia aérea suíça Swiss International Air Lines, que será a primeira empresa do mundo a oferecer voos com combustível solar.

Fonte: Synhelion

Nenhum comentário:

Postar um comentário