Inaugurada a primeira usina solar do mundo com painéis de grafeno – perovskita
O grafeno é um dos materiais mais interessantes e versáteis. Sua estrutura é de uma única camada de átomos de carbono dispostos em uma configuração hexagonal, que possibilita um conjunto de propriedades únicas e extraordinárias. Além de ser o material mais fino, forte e leve conhecido, o grafeno é flexível, impermeável a diversas moléculas e um ótimo condutor elétrico e térmico.
Cientistas da Grécia desenvolveram a primeira usina solar que utiliza painéis solares de grafeno – perovskita.
A usina de energia solar consegue ser mais eficiente se comparada com as de silício.
Cientistas da Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália, em parceria com pesquisadores da Universidade Helênica do Mediterrâneo, na Grécia, criaram painéis solares de grafeno- perovskita que podem ser mais eficientes, sendo fabricados com materiais em 2D, ou seja, bidimensionais. De acordo com seus desenvolvedores, estes painéis de energia solar, instalados na ilha de Creta, podem ser integrados entre si, gerando assim a primeira usina solar de painéis solares de grafeno – perovskita.
A usina solar com painéis solares de grafeno podem gerar energia em grande escala, algo que, até então, parecia ser possível apenas em ambientes controlados em laboratório. De acordo com o principal autor do estudo, o professor de engenharia Francesco Bonaccorso, o trabalho dos cientistas é resultado de aproximadamente 5 anos de pesquisas voltadas à expansão da escala de uso dos painéis solares de grafeno – perovskita, começando com células geradas em laboratório, painéis um pouco maiores e, finalmente uma estrutura que seja viável para ser instalada em uma fazenda de energia solar.
https://clickpetroleoegas.com.br/inaugurada-a-primeira-usina-solar-do-mundo-com-paineis-de-grafeno-perovskita/
Nenhum comentário:
Postar um comentário