Estatística

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Telhas solares revolucionam os telhados captando energia solar.

                                       

       




                             
Preocupações com o consumo de energia e com os riscos à saúde provocados por uma substância química presente nas telhas levaram uma empresa brasileira do segmento de coberturas a apostar numa solução sustentável: telhas de concreto geradoras de energia solar. Disponíveis no mercado desde o começo desse ano, as telhas solares substituem as conhecidas chapas escuras sobre as casas, com a instalação de pequenas placas ajustadas à ondulação dos telhados de concreto. Assim como uma placa convencional, as telhas solares captam energia do sol e eletrificam a residência ou empresa.... –

Após mais de três anos de testes, a fabricante afirma já ter 50 clientes com o telhado solar no estado de São Paulo. Apesar de limitações técnicas, os representantes dizem que a solução permite reduzir em até 90% a conta de luz. A Eternit, responsável pelo modelo, não revela o custo da instalação. Como são e qual a capacidade das telhas? São dois modelos: a tégula solar, menor e indicada para residências, e a Eternit Solar, maior e voltada para galpões e médias empresas. O modelo residencial possui cores diferenciadas, como vermelho e bege, e duas texturas diferentes. Cada tégula solar residencial produz 1,15 Kwh/mês. A versão maior produz 17,78 Kwh/mês. E se estiver nublado?...

A capacidade das telhas pode ser afetada por um dia nublado, à noite, durante uma estação menos ensolarada ou, ainda, pela sombra de prédios e árvores. Para prevenir a queda de energia nessas situações em que a captação solar é insuficiente, a empresa instala um aparelho conversor que tem a função de "puxar" a energia da rede convencional da companhia de energia elétrica. 

Quanto dá pra economizar? O engenheiro químico Roberto Kirschner, dono de uma casa de 360 m² em Bragança Paulista, interior de São Paulo, instalou as placas há mais de um ano. "No inverno, pago um pouco a mais, mas a minha redução na conta de luz foi de 90%", diz. "Primeiro, me interessei porque é mais bonito [o telhado solar].

Depois, pela pegada ecológica e sustentável", afirma. Como surgiu a solução? Segundo Luiz Lopes, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Eternit, o desenvolvimento da solução começou em 2017, após pesquisas na Ásia, Europa e Estados Unidos. As estações ensolaradas do Brasil, juntamente com a alta demanda por energia limpa e o acesso a equipamentos fotovoltaicos cada vez mais baratos, formaram o cenário ideal para a telha. "Para a gente foi uma solução integrar a construção tradicional com uma novidade, a energia fotovoltaica", explica.

- Veja mais em 


Nenhum comentário:

Postar um comentário