Estatística

sábado, 30 de julho de 2022

Primeiro ônibus brasileiro movido a energia solar já rodou 120 mil kms



Com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), ônibus apresenta alta vantagem no custo do quilômetro rodado  FV/UFSC/Divulgação 

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/economia/primeiro-onibus-brasileiro-movido-por-energia-solar-ja-rodou-120-mil-km/

Primeiro ônibus brasileiro movido por energia solar já rodou 120 mil kms

A fonte de abastecimento é um parque solar na UFSC, mas o veículo pode ser recarregado em qualquer ponto disponível

Lá em 2016, a necessidade de otimizar o tempo em uma distância de 26 quilômetros entre um laboratório de pesquisa e o campus central de uma universidade foi o estopim para a criação do primeiro ônibus...

 

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/economia/primeiro-onibus-brasileiro-movido-por-energia-solar-ja-rodou-120-mil-km/

 





sexta-feira, 29 de julho de 2022

Ilumisol.BH: Paineis solares transparentes são janelas que geram energia!

 

 




Painéis solares transparentes abrem caminho para janelas que geram energia

A proliferação dos painéis solares são uma alternativa limpa e potencialmente revolucionária para a questão de geração energia, mas ainda há várias barreiras para sua ampla difusão. Agora, pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram uma solução para facilitar a adesão com um novo processo que pode tornar viáveis a criação de janelas transparentes capazes de gerar energia com a luz do sol de maneira eficiente.

A tecnologia possibilitaria a utilização de novas superfícies para produção de energia, que hoje depende de células baseadas em silício que são totalmente opacas. Elas funcionam bem dentro de um contexto de fazendas solares, mas é de difícil aproveitamento no espaço urbano e jamais poderiam ser usadas como janelas.

Os pesquisadores conseguiram criar um painel solar orgânico, com um absorvedor de energia que faz uso de um tipo de plástico, de até 2m x 2m, além de desenvolver os processos que permitiriam escalar sua produção para torná-lo comercialmente viável.

Historicamente, painéis com essa tecnologia tinham limitações em eficiência e durabilidade, o que dificultavam sua implementação. Recentemente, porém, foi possível aumentar em laboratório a eficiência para um patamar inédito de 10% e elevar a sua estimativa de tempo de uso para 30 anos.

A equipe da Universidade de Michigan, então, partiu para a missão de criar os meios para permitir o uso dessa tecnologia em escala. Para isso, eles precisaram repensar fundamentalmente o modo de produção.

A fabricação deste tipo de painel solar orgânico tem um desafio claro, que são as conexões elétricas micrométricas entre as células no módulo. A utilização de lasers para gravar os padrões pode danificar os absorvedores de luz, tão fundamentais para a eficiência do painel.

Fonte:https://canaltech.com.br/inovacao/paineis-solares-transparentes-abrem-caminho-para-janelas-que-geram-energia-221667/



Placas Solares Ilumisol.BH  https://ilumisobhenergiasolar.blogspot.com/

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Ilumisol.BH - Carro movido a energia solar lançado na Alemanha, custa o mesmo que um JEEP Renegate

 




Carro movido a energia solar é lançado na Alemanha custando o mesmo que um Jeep Renegade

Sono Motors Sion não é dos modelos com design mais atraente, mas paineis garantem até 245 km de autonomia extra por semana

Uma das sugestões mais comuns relacionadas aos carros elétricos é a adoção de painéis de energia solar espalhados pela carroceria. Até agora a solução não foi adotada por nenhuma grande montadora, mas ganhou vida pelas mãos da pequenina fabricante alemã Sono Motors. E com preços equivalentes aos de um Jeep Renegade no Brasil.

A empresa, sediada em Munique, acaba de lançar o Sion, uma espécie de crossover elétrico que tem a carroceria revestida de painéis solares. O desenho está longe de ser atraente como no conceito Lightyear 0, mas as linhas retas e sem muita inspiração conseguem acomodar diversas placas – exatamente 456 células –, que só não estão presentes nos para-choques.




fonte: 

https://autoesporte.globo.com/seu-bolso/noticia/2022/06/carro-mais-economico-do-brasil-e-eletrico-e-faz-o-equivalente-a-60-kml-veja-os-mais-eficientes.ghtml

 

Placas Solares Ilumisol.BH  https://ilumisobhenergiasolar.blogspot.com/

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Ilumisol,BH : Uma vez instalada, a energia solar é de graça por muitos anos!



Quando consideramos o verdadeiro custo da energia, precisamos olhar para o quadro geral, não apenas para a tarifa na conta de luz.

Os combustíveis convencionais têm impactos sociais, ambientais e econômicos reais. Existem custos anuais e cumulativos decorrentes de todos os poluentes (transportados pelo ar, sólidos e líquidos) emitidos pela mineração, processamento e transporte de combustíveis fósseis que afetam nossa saúde pública e o meio ambiente. A eletricidade derivada do carvão e do gás natural nunca será capaz de superar a energia e os recursos contínuos necessários para produzi-la. Ao contrário das fontes de energia convencionais, os sistemas fotovoltaicos produzem eletricidade limpa por décadas depois de obter seu retorno de energia em três anos ou menos – essa é realmente a mágica da tecnologia fotovoltaica.

A eletricidade da rede é paga à medida que você a usa, com pagamentos que se estendem para sempre. Em contraste, a maioria das despesas do sistema fotovoltaico são pagas no momento da instalação do sistema. Depois disso, a energia é essencialmente gratuita. Em termos estritamente econômicos, a taxa de retorno do seu sistema fotovoltaico depende de três coisas: recursos solares; preços da eletricidade; e políticas ou incentivos estatais. Enquanto muitas concessionárias vendem eletricidade a preços acessíveis, a inflação, bem como o histórico e as previsões de preços de energia ayuais indicam aumentos de preços em nosso futuro proximo podendo se tornar insustentável


terça-feira, 26 de julho de 2022

CADE aprova joint venture entre Gerdau e Shell com foco no mercado de energia solar



Cade concede aprovação à criação da joint venture entre a Gerdau e a Shell com foco no mercado da energia solar no Brasil

A joint venture entre a Gerdau e a Shell, após a aprovação do Cade para sua criação, será a responsável pelos investimentos e exploração no mercado de energia solar no Brasil, com foco principal no parque solar localizado em Minas Gerais.

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SC/Cade) aprovou na última sexta-feira, (01/06), a criação da joint venture entre a Gerdau e a companhia Heze I Holding S.A., de propriedade da Shell.

 Dessa forma, a nova empresa formada com a união de ambas será a responsável pela exploração de um parque de geração de energia solar em Janaúba, Minas Gerais, com foco na expansão do mercado no Brasil.

 

A Gerdau possui uma atuação no mercado brasileiro fortemente ligada e voltada para o segmento da energia elétrica, com um grande portfólio de produção de aço para utilização nas indústrias e setores econômicos, como construção civil, automotivo, agrícola, energia, industrial e fabril.

 

Já a Shell é um grupo multinacional com atuação no mercado de petróleo, gás natural e combustíveis em todo o mundo, além de estar amplamente presente na fabricação e comercialização de produtos químicos com o mercado voltado para geração e comercialização de energia.

 

Dessa forma, embora tenham focos um tanto distintos no mercado internacional, as empresas possuem um forte interesse em comum e vêm focando nele nos últimos anos, a geração de energia. Por isso, a criação de uma joint venture entre elas resultará em uma nova companhia altamente ligada ao mercado das renováveis, como a energia solar.

 

Assim, a empresa terá como foco principal a aplicação de investimentos no território brasileiro, uma vez que o país é referência mundial no aproveitamento do sol para a produção de energia, e será a grande responsável pela exploração de um parque de geração de energia solar em Janaúba, Minas Gerais.

Cade aprovou o desenvolvimento de joint venture entre as companhias sem restrições pois a união não apresenta riscos ao mercado da energia solar no Brasil

O parecer final do Cade em apoio à criação da joint venture entre a Shell e a Gerdau para a exploração de um parque de geração de energia solar em Janaúba, Minas Gerais, foi bastante motivado pela falta de indícios de riscos ao mercado energético no Brasil.

https://clickpetroleoegas.com.br/cade-concede-aprovacao-a-criacao-da-joint-venture-entre-a-gerdau-e-a-shell-com-foco-no-mercado-da-energia-solar-no-brasil/

Placas Solares Ilumisol.BH  https://ilumisobhenergiasolar.blogspot.com/

 

segunda-feira, 25 de julho de 2022

O Brasil já tem 1 milhão de sistemas de geração de luz solar



O aumento na conta de luz dos brasileiros tem impulsionado a geração própria de energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos no País. Em 2021, a potência instalada nos sistemas dos consumidores saltou de 4,7 gigawatts (GW) acumulados em janeiro para 7,3 GW até o início de novembro, um crescimento de 53% no período, de acordo com levantamento do Portal Solar, com base nos dados da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A expectativa é que a conta de luz diminua até 2031.

O crescimento da geração de energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos deve trazer mais de R$ 86,2 bilhões em novos investimentos para o setor elétrico na próxima década. A consequência, segundo a pesquisa feita pela consultoria Volt Robotics, seria a redução da conta de luz em 5,6% até 2031, inclusive para as pessoas que não possuem sistema solar próprio.


A energia solar ultrapassou as termelétricas de gás natural e de biomassa e se tornou a terceira maior fonte da matriz elétrica nacional, ficando atrás somente das hidrelétricas e das usinas eólicas, segundo dados da Absolar. O mapeamento da entidade revela que a fonte já corresponde por 8,1% de toda a matriz, com 16,4 GW de potência instalada nos segmentos de geração distribuída (11,31 GW) e centralizada (5,09 GW).


A evolução do preço da fonte solar fotovoltaica em leilões de energia indica que, desde 2019, a fonte solar está entre as mais competitivas do Brasil, como mostram os dados da associação. Em termos de geração centralizada, a Bahia é o estado que mais se destaca em termos de potência instalada em operação nas usinas solares (1.356,4 MW), seguido por Piauí (1.163,8 MW), Minas Gerais (730,2 MW) e São Paulo (588,6 MW).



Novos investimentos e incentivo

A fonte solar fotovoltaica proporcionou até hoje mais de 15,8 GW operacionais, habilitou mais de R$ 85,4 bilhões em novos investimentos, gerou mais de 475,5 mil empregos e evitou a emissão de 23,6 milhões de toneladas de CO2, arrecadando mais de R$ 22,7 bilhões em impostos no Brasil. Pelo menos é o que mostram os dados acumulados desde 2012 analisados pela ABSolar.

A aprovação da Lei 14.300/2022, que cria o Marco Legal da GD (geração distribuída) é um enorme incentivo à corrida pelo sistema, já que isenta tarifas até 2045 para aqueles que se conectarem no prazo de 12 meses desde a aprovação da lei. Ou seja, todos os projetos em GD, já instalados ou cuja solicitação de acesso ocorram até o dia 7 de janeiro de 2023, serão válidos nas regras atuais de compensação previstas na Resolução 482 (Resolução Normativa n.º 482/2012), até o dia 31 de dezembro de 2045. É o chamado período de vacância.

Neste cenário, a previsão é que sejam realizados investimentos em torno de R$ 25,8 bilhões até 2024, quando a Aneel aponta que mais de 1 milhão de consumidores deverão passar a gerar a própria energia.

Ao todo, o Brasil atingiu a marca de 1 milhão de sistemas de geração de energia solar instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, somando mais de 10,6 gigawatts (GW) em potência, segundo mapeamento da Absolar.

Fonte:



sexta-feira, 22 de julho de 2022

Energia solar é a terceira fonte na matriz elétrica nacional, diz Absolar

 



O levantamento mostrou que a potência instalada da energia solar fotovoltaica fica atrás apenas da hídrica e eólica

São Paulo, 20 de julho – A potência instalada operacional da energia solar é a terceira maior fonte na matriz elétrica brasileira, atrás apenas da hídrica e eólica, mostrou um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Absolar.

 

De acordo com a entidade, a energia solar fotovoltaica conta com 16,4 gigawatts em grandes usinas e em pequenos projetos de geração própria. Isso ultrapassa a potência das termelétricas de gás natural, com 16,3 GW, e de biomassa, também com 16,3 GW.

 

Entre as dez fontes na matriz elétrica nacional pesquisadas, a hídrica lidera com potência de 109,5 GW, seguida pela eólica, com 21,9 GW.

 

O mapeamento também engloba a geração de energia a partir de petróleo e outros fósseis, carvão mineral, nuclear, undi-elétrica e importação, utilizando dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel.

 

Investimentos

Ainda segundo a associação, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$86,2 bilhões em novos investimentos desde 2012, R$22,8 bilhões apenas em arrecadação federal, permitindo a eliminação de 23,6 milhões de toneladas de gás carbônico emitidos na geração de eletrecidade.

 

Além da redução na emissão de poluentes, Carlos Dornellas, diretor da Absolar, ressalta a importância da diversificação energética para a diminuição das tarifas ao consumidor. “A fonte solar ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do país, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de mais aumentos na conta de luz da população”, disse.

 

“As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, completou.

 

Texto: Patrícia Vilas Boas

https://site.tc.com.br/noticias/mercados/energia-solar-e-terceira-fonte-na-matriz-eletrica-nacional-diz-absolar

Contas Ilumisol.BH

Twitter:

https://twitter.com/IlumisolB

Linkedin:

Ilumisol Belo Horizonte | LinkedIn

Blog:

https://ilumisobhenergiasolar.blogspot.com/

Facebook

https://www.facebook.com/ilumisol.BH

Youtube

https://youtu.be/dg8bJNXGBos

Instagran

https://www.instagram.com/ilumisol.bh/

Placas Solares Ilumisol.BH  https://ilumisobhenergiasolar.blogspot.com/

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Cemig de olho na energia solar




Cemig mira energia solar

A Cemig SIM, uma subsidiária da estatal mineira de energia, está perto de fechar a compra de três projetos de energia solar em Minas Gerais no segmento de geração distribuída, GD, disseram duas f

ontes do assunto ao Scoop by Mover.

A empresa negocia a aquisição de 100% dos projetos fotovoltaicos com o Grupo Fortlev, de materiais para construção, segundo as fontes, que pediram anonimato porque a transação ainda não é pública.

Procurada, a Cemig SIM disse que “tem avaliado e desenvolvido diversos projetos de geração distribuída em Minas Gerais, que se encontram em variados estágios de maturidade”. A Fortlev não respondeu a pedidos de comentário.

A potencial aquisição é mais um exemplo de como negócios de geração distribuída passam por fase de consolidação no Brasil, com grandes grupos como a Cemig buscando expandir operações no setor para obter ganhos de escala. Confira a reportagem completa aqui.

Os papéis preferenciais da Cemig (CMIG4) fecharam a semana com 1,65% de alta acumulada. Na sexta-feira, contudo, as ações caíram 0,76%, a R$10,45 cada.

Fonte:

Contas Ilumisol.BH

Twitter:

https://twitter.com/IlumisolB

Linkedin:

Ilumisol Belo Horizonte | LinkedIn

Blog:

https://ilumisobhenergiasolar.blogspot.com/

Facebook

https://www.facebook.com/ilumisol.BH

Youtube

https://youtu.be/dg8bJNXGBos

Instagran

https://www.instagram.com/ilumisol.bh/


Placas Solares Ilumisol.BH  https://ilumisobhenergiasolar.blogspot.com/


segunda-feira, 18 de julho de 2022

Vocação de Minas Gerais para a energia solar

 


A vocação de Minas Gerais para a geração de energia solar pode ganhar boas novas a partir da próxima quinta-feira (30). Acontece que, na data, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá leiloar 13 lotes para a construção e manutenção de linhas de transmissão.

O destaque é dado pelas aplicações que ocorrerão no  Estado. De acordo com a autarquia, dos R$ 15,3 bilhões de investimentos previstos no leilão, R$ 12,27 bilhões serão destinados a Minas Gerais. Os empreendimentos presentes no certame serão construídos em prazos de 42 a 60 meses.

Geraldo Pontelo, diretor técnico da Associação Brasileiro de Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate), aponta que o avanço será no setor fotovoltaico e no próprio desenvolvimento econômico.

“O Estado ganha principalmente com a possibilidade de utilização de seu potencial de geração de energia solar, que propiciará a geração de empregos diretos e indiretos. Consequentemente, isso irá contribuir para o desenvolvimento da região Norte/Nordeste de Minas Gerais”, afirma.

As regiões citadas serão beneficiadas justamente pela localização de parcela das usinas que fazem parte dos lotes de um a três da Aneel.

Ganhos em energia solar

O vice-presidente do Conselho da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Márcio Trannin, explica que a relevância do leilão é grande para o setor. Isso porque os recursos energéticos provenientes do sol estão localizados, principalmente, em áreas que a transmissão não chegava.

Segundo Trannin, as estruturas de transmissão brasileiras sempre foram feitas para atender grandes hidrelétricas e termelétricas. Essa realidade permitiu a construção de linhas de transmissão próximas a grandes rios e também aos gasodutos. Vale lembrar que os gasodutos são responsáveis pela transmissão de energia gerada a partir do calor (energia termelétrica).

(...)

Parte de matéria publicada em: 

https://diariodocomercio.com.br/economia/leilao-de-transmissao-de-energia-da-aneel-vai-concentrar-r1227-bi-em-minas-gerais/


Contas Ilumisol.BH

Twitter:

https://twitter.com/IlumisolB

Linkedin:

Ilumisol Belo Horizonte | LinkedIn

Blog:

https://ilumisobhenergiasolar.blogspot.com/

Facebook

https://www.facebook.com/ilumisol.BH

Youtube

https://youtu.be/dg8bJNXGBos

Instagran

https://www.instagram.com/ilumisol.bh/

Placas Solares Ilumisol.BH  https://ilumisobhenergiasolar.blogspot.com/


sábado, 16 de julho de 2022

Cantor Daniel lança campanha da Ilumisol Energia Solar




Daniel um dos maiores artistas brasileiros, muito respeitado por sua postura étixa,  lança uma campanha da Ilumisol Energia Solar, o maior grupo de energia solar da America Latina 

Nesse momento em que o governo brasileiro luta para reduzir o custo da energia eletrica que sobe a cada dia a nossa conta de luz,  a energia solar vem como solução real de redução de custos. 
Estima-se que a redução da conta de luz chegue a 95% 
Alem disso muitas outras áreas estão sendo beneficiadas pela energia solar. O campo, as atividades do agronegocio, a indústrias e o setor comercial. 
Bem vindo Sol ! 


Contas Ilumisol.BH

Twitter:

https://twitter.com/IlumisolB

Linkedin:

Ilumisol Belo Horizonte | LinkedIn

Blog:

https://ilumisobhenergiasolar.blogspot.com/

Facebook

https://www.facebook.com/ilumisol.BH

Youtube

https://youtu.be/dg8bJNXGBos

Instagran

https://www.instagram.com/ilumisol.bh/


Placas Solares Ilumisol.BH  https://ilumisobhenergiasolar.blogspot.com/

 

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Cinema movido a energia solar!



Nesta sexta-feira (15), Maceió, vai receber sessões de filmes em um cinema movido a energia solar. As exibições do projeto CineSolar acontecerão no Lar São Domingos, localizado no bairro Mangabeiras, a partir das 18h. Além de entrada gratuita, haverá distribuição de pipoca no evento.

No CineSolar, o público poderá assistir a curtas-metragens brasileiros, ao filme “Cine Holliúdy” e a um curta especial produzido por crianças durante uma oficina on-line com temática socioambiental. O evento ocorrerá em duas sessões:
às 18h: sessão de curtas-metragens
às 19h: exibição do filme Cine Holliúdy

O cinema funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

O espaço também se transforma em uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. O ambiente conta ainda com infográficos, iluminação e decoração especial, feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

Assim, além de assistir aos filmes, o público também poderá conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura da paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema.

https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2022/07/14/maceio-recebe-cinema-movido-a-energia-solar-nesta-sexta-feira.ghtml


quarta-feira, 13 de julho de 2022

Energia solar faz economizar 4 vezes mais, mesmo com bandeira vermelha!

 


Consumidores com sistemas fotovoltaicos economizam até 4 vezes mais na conta de luz, mesmo em situações de bandeira vermelha

Reajuste das Bandeiras tarifárias

Os consumidores de todo o Brasil pagarão mais na conta de luz sempre que houver aumento no custo de produção de energia elétrica no país. No dia 1º de julho, entrou em vigor o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

COM ISSO, A ENERGIA SOLAR SE APRESENTA COMO UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA REDUZIR AS DESPESAS COM ELETRICIDADE, COM ECONOMIA DE ATÉ 75%.

“Se na tarifa anterior o sistema fotovoltaico já era muito viável economicamente, agora, com esses reajustes altos, se torna mais competitivo. A produção própria de energia traz mais liberdade ao consumidor, porque ele consome o que gera e deduz o excedente no sistema de compensação.

Nestes casos, o impacto é muito menor porque o custo adicional da bandeira só é contabilizado no resultado líquido mensal da conta de luz”, explica Guilherme Nagamine, diretor da L8 Energy, empresa especializada na Industrialização e Distribuição de Sistemas Fotovoltaicos.

https://www.portal-energia.com/energia-solar-mais-competitiva-reajuste-bandeiras-tarifarias-brasil/


Contas Ilumisol.BH

Twitter:

https://twitter.com/IlumisolB

Linkedin:

Ilumisol Belo Horizonte | LinkedIn

Blog:

https://ilumisobhenergiasolar.blogspot.com/

Facebook

https://www.facebook.com/ilumisol.BH

Youtube

https://youtu.be/dg8bJNXGBos

Instagran

https://www.instagram.com/ilumisol.bh/


Placas Solares Ilumisol.BH  https://ilumisobhenergiasolar.blogspot.com/


segunda-feira, 11 de julho de 2022

Energia solar cresce a cada dia mais no campo





Cada vez mais, a tecnologia está inserida nos processos produtivos no campo. Quando se fala em produção de tabaco, ela ainda não substitui a necessidade de pessoas para o manuseio, mas auxilia na praticidade no dia a dia do produtor rural, com equipamentos e alternativas para ‘diminuir a carga’ de esforço na lavoura.


Além disso, a tecnologia contribui para a redução de custos, como é o caso do sistema de energia fotovoltaica. Em Linha Tangerinas, o produtor rural Fernando Lucini, 25 anos, investe constantemente em tecnologia para facilitar o dia a dia de trabalho na propriedade. Junto com o pai, Adelmo Lucini, 58 anos, tem plantado, nos últimos anos, a média de 110 mil pés de tabaco na propriedade da família. A quantidade se mantém devido às dificuldades de mão de obra qualificada para o dia a dia na lavoura.

O investimento em tecnologia é uma das marcas da propriedade. Recentemente, foi feita a instalação de placas solares para abastecer tanto as casas, quanto os fornos e demais equipamentos elétricos utilizados no dia a dia. Há cerca de seis anos, a família conta com dois fornos elétricos para o processo de secagem das folhas de tabaco.

Hoje, o pequeno e médio produtor precisam pensar a longo prazo. É preciso fazer escolhas para reduzir os custos e aumentar o lucro, para ter uma propriedade autossustentável.”

FERNANDO LUCINI – Produtor rural

O produtor rural Ermindo José de Moraes, 58 anos, de Linha Canto do Cedro, também investe em tecnologia na propriedade rural. Ele trabalha com a produção de tabaco, que gira em torno de 60 mil pés ao ano. Além disso, produz soja, milho e gado em escalas menores.

Há um ano, o produtor investiu em energia solar, com uma estrutura que gera cerca de 12 mil kilowatts ao ano. A economia com a estrutura é de cerca de R$ 1 mil ao mês. Atualmente, Moraes paga somente a taxa. “A parcela do financiamento é mais barata do que eu pagaria na conta de energia se não tivesse feito”, observa.

Há pelo menos oito anos, ele também investiu em um forno elétrico para a secagem das folhas de tabaco. A busca pela inovação na produção sempre foi algo que o produtor priorizou, algo necessário para se manter na profissão. “Hoje trabalhamos muito em cima de produtividade, é preciso uma quantia maior e a tecnologia auxilia nisso. Tudo é custo”, analisa. Ele também cita a dificuldade de mão de obra, o que inviabiliza um aumento significativo na produção.


fonte: https://folhadomate.com/noticias/rural/tecnologia-no-campo-investimento-em-energia-solar-para-propriedades-autossustentaveis/



sábado, 9 de julho de 2022

Cientistas estudam painéis solares que armazenam energia por longo tempo

 


Cientistas estudam criar painéis solares capazes de armazenar energia por longos períodos no Japão


Cientistas do Instituto Nacional de Ciência de Materiais (NIMS) do Japão publicaram um estudo acerca de uma nova tecnologia para impulsionar a energia sustentável. Hairong Xue, líder da pesquisa, e sua equipe desenvolveram novos tipos de baterias metálicas recarregáveis que podem converter energia solar em eletricidade e armazená-la por longos períodos.
A tecnologia visa resolver as limitações dos métodos atuais. Células fotovoltaicas convertem a energia solar em eletricidade, mas não são capazes de armazená-la a longo prazo. Para isso, existem baterias avulsas que são muito caras e pouco eficientes. A ideia é criar um dispositivo que combina tecnologia fotovoltaica e baterias metálicas em um único aparelho.



A abordagem testa diferentes tipos de baterias, incluindo íon de lítio, íon de zinco, lítio-enxofre, lítio-iodo, zinco-iodo, lítio-oxigênio, zinco-oxigênio e lítio-dióxido de carbono. A variedade é necessária para explorar quais são os prós e contras de cada combinação de ânodo e cátodo.

O íon de lítio, por exemplo, é uma tecnologia amplamente utilizada para as baterias de eletrônicos populares, como celular e notebook, devido à sua eficiência e durabilidade, mas esbarra em obstáculos devido à sua estruturação muito complexa.


Os cientistas buscam uma solução eficiente que reduza a complexidade (e portanto, os custos) de produção e diminua a perda de energia no processo de armazenamento. A tecnologia ainda está em fases iniciais e ainda há muita pesquisa a ser feita, mas os autores do estudo mantêm boas expectativas para o uturo da energia solar


A quantidade de energia solar recebida pela superfície da Terra é de até 100 mil terawatts-hora, o que atende completamente à demanda do consumo anual global de energia de 16 terawatts. No entanto, como a energia eólica, a energia solar é intermitente devido a flutuações isoladas [como dias nublados]. Para equilibrar a oferta e a demanda, a energia solar convertida precisa ser armazenada em outros dispositivos de armazenamento de energia.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Em 6 meses a energia solar sofrerá taxação progressiva.

   



A partir de 7 de janeiro de 2023, quem instalar painéis fotovoltaicos irá pagar uma taxa sobre o custeio da rede elétrica

Em 6 meses a energia solar passará a sofrer taxação progressiva
Programado para entrar em nova etapa no dia 7 de janeiro de 2023, o marco legal da energia própria irá mudar as regras para quem produz energia solar em casa. Atualmente, quem possui sistemas fotovoltaicos instalados em residências ou espaços comerciais conta com isenção até 2045 da cobrança de taxas referentes ao uso de sistemas de distribuição para micro e minigeradores de energia.
Ou seja, durante os próximos seis meses, quem realizar a adesão de um sistema fotovoltaico irá manter os benefícios concedidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

O período de transição foi estabelecido pela lei 14.300/22, sancionada neste ano. A partir de 7 de janeiro do ano que vem, os novos consumidores irão pagar uma taxa gradativa durante os primeiros anos de uso, referente ao custeio da rede elétrica. A porcentagem inicial é de 4,1% em relação à energia produzida, subindo até 24,3% em 2028.
De acordo com Thyenna Karen, CMO da MF Energy, a principal vantagem de um cliente ser homologado dentro dos próximos seis meses é a garantia, até 2045, de não receber nenhuma taxação. Dessa forma, o tempo de espera para o retorno financeiro esperado após a implantação de um sistema fotovoltaico será mais longo. “Hoje em dia, (esse tempo) é de três a quatro anos, até chegar no máximo a cinco. Ele vai aumentar para seis, sete, de acordo com a taxação”, explica.
 
No Ceará, a gestora explica que a demanda pela instalação de equipamentos está alta em setores residenciais, nos de comércio, em todos os segmentos, além das indústrias. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), 76,6% dos consumidores de energia solar no Brasil são imóveis residenciais. O setor conta com mais de 1 milhão de clientes em nível nacional.
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/.../em-seis...





0
Pessoas alcançadas
0
Engajamentos

Pontuação de distribuição
Turbinar
publicação

Curtir
Comentar
Compartilhar

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Energia solar é segura, sustentável e eonomiza 95% de sua conta!


" Optar por painéis de energia solar em casa é sustentável e econômico. A energia solar oferece diversos benefícios, como autonomia energética, segurança no abastecimento e valorização do imóvel. Mas o principal é, sem dúvidas, a redução na conta de luz, que pode chegar a 95%.

Carolina Reis, diretora do Meu Financiamento Solar, explica: "O investimento em energia solar é inversamente proporcional à tarifa de eletricidade. Isso quer dizer que quanto maior for o consumo e a tarifa de energia da concessionária da sua região, mais vantajoso será investir na compra de um kit solar fotovoltaico".

Mesmo que a quantidade de painéis instalados em uma casa não seja suficiente para abastecer 100% da morada, o sistema já começa a gerar diversos tipos de economia conforme a arquiteta Bia Hajnal.

Para instalar painéis solares em casa, é preciso contratar uma empresa especializada em sistemas de energia solar para clientes do mercado de geração distribuída e avaliar a viabilidade de instalação. É necessário checar a área disponível, insolação, acesso e outros fatores"

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Sustentabilidade/noticia/2022/06/energia-solar-em-casa-tudo-que-voce-precisa-saber-antes-de-instalar.html


OBS Em Belo Horizonte a Ilumisol.BH que é a maior empresa do setor no país atende pelo zap 31 99106282
 
Placas solares ilumisol 

sábado, 2 de julho de 2022

Holanda anuncia o primeiro carro movido a energia solar




A empresa holandesa Lightyear anunciou que começará a fabricar, ainda em 2022, o primeiro carro de produção do mundo equipado com painéis solares – o Lightyear 0. Além disso, o veículo terá, capô e porta-malas que recarregam a bateria elétrica enquanto dirige ou enquanto estacionado.

O “zero” tem muito em comum com o protótipo Lightyear One que foi revelado há dois anos, mas o veículo é capaz de fazer mais com uma bateria menor, disse o CEO e cofundador da empresa, Lex Hoefsloot a imprensa. “O trem de força é o mais eficiente do mundo”, afirma, acrescentando que o formato aerodinâmico do carro e os motores nas quatro rodas permitem que uma bateria menor forneça a mesma autonomia.

– Inventaram um painel solar transparente que vai transformar janelas em geradores de energia

Segundo divulgação da Lightyear, o carro poderá dirigir mais de 600 quilômetros sem parar para recarregar e terá um alcance adicional de até setenta quilômetros por dia, a partir dos painéis solares. Para comparação, isso é um pouco mais do que um Tesla Model 3 e bem mais do que o Kia Niro Long Range.



Somos representante em BH da maior e melhor empresa de energia solar do país. Placas Solares, Usinas solares, Consultoria tanto no cidade como no campo. Entre em contato conosco. 

Endereço: Rua Nova lima 77 - Jardim Canada - Belo Horizonte

Telefone 31- 9910-6283 zap

Marque uma visita! Vamos economizar 95%  de sua conta de luz.

O sol nunca te deixa na mão!

Placas solares ilumisol 


Vantagens da utilização da energia solar



Vantagens na utilização da Energia SolarA energia solar é totalmente renovável.
A energia solar é infinita.
Não faz barulho.
Não polui.
Manutenção mínima.
Baixo custo considerando a vida útil de um sistema fotovoltaico
Fácil de instalar.
Pode ser usado em áreas remotas onde não existe energia.Casas que possuem energia solar fotovoltaica instalada podem gerar a sua própria energia renovável e assim praticamente se livrar da sua conta de luz para sempre.
Sistemas fotovoltaicos valorizam a propriedade.
Quanto mais energia solar instalada no Brasil menor é a necessidade de utilizarmos as usinas termoelétricas que são caras e, menor a inflação na conta de luz.
A indústria de energia solar no Brasil gera milhares de empregos todos os anos.

Benefícios ambientais da produção de energia solar no BrasilA energia solar traz diversos benefícios ambientais para o Brasil. Se uma boa parte da população instalar energia solar nas casas e empresas, não seria mais necessário inundar áreas imensas da floresta amazônica para construir usinas hidrelétricas absurdas como a Belo Monte.
Uma usina solar de 100MWp gera energia para 20.000 casas e evita a emissão de 175.000 toneladas de CO2 por ano.



Fonte: 
https://blog.amds4.com.br/situacao-e-perspectivas-da-energia-solar-no-brasil/?gclid=CjwKCAjw2f-VBhAsEiwAO4lNeFCWU0R1-RbYlDIL3qMa0enL2F5eG4ItDN_8kqLOODoBEszksXOp0RoChEsQAvD_BwE

Somos representante em BH da maior e melhor empresa de energia solar do país. Placas Solares, Usinas solares, Consultoria tanto no cidade como no campo. Entre em contato conosco. 

Endereço: Rua Nova lima 77 - Jardim Canada - Belo Horizonte

Telefone 31- 9910-6283 zap

Marque uma visita! Vamos economizar 95%  de sua conta de luz.

O sol nunca te deixa na mão!


Contas Ilumisol.BH

Twitter:

https://twitter.com/IlumisolB

Linkedin:

Ilumisol Belo Horizonte | LinkedIn

Blog:

https://ilumisobhenergiasolar.blogspot.com/

Facebook

https://www.facebook.com/ilumisol.BH

Youtube

https://youtu.be/dg8bJNXGBos

Instagran

https://www.instagram.com/ilumisol.bh/

Placas solares ilumisol 


sexta-feira, 1 de julho de 2022

Ilumisol.BH Energia Solar


Somos representante em BH da maior e melhor empresa de energia solar do país. Placas Solares, Usinas solares, Consultoria tanto no cidade como no campo. Entre em contato conosco. 

Endereço: Rua Nova lima 77 - Jardim Canada - Belo Horizonte

Telefone 31- 9910-6283 zap

Marque uma visita! Vamos economizar 95%  de sua conta de luz.

O sol nunca te deixa na mão!

Contas Ilumisol.BH

Twitter:

https://twitter.com/IlumisolB

Linkedin:

Ilumisol Belo Horizonte | LinkedIn

Blog:

https://ilumisobhenergiasolar.blogspot.com/

Facebook

https://www.facebook.com/ilumisol.BH

Youtube

https://youtu.be/dg8bJNXGBos

Instagran

https://www.instagram.com/ilumisol.bh/

Placas solares ilumisol