Cientistas estudam criar painéis solares capazes de armazenar energia por longos períodos no Japão
Cientistas do Instituto Nacional de Ciência de Materiais (NIMS) do Japão publicaram um estudo acerca de uma nova tecnologia para impulsionar a energia sustentável. Hairong Xue, líder da pesquisa, e sua equipe desenvolveram novos tipos de baterias metálicas recarregáveis que podem converter energia solar em eletricidade e armazená-la por longos períodos.
A tecnologia visa resolver as limitações dos métodos atuais. Células fotovoltaicas convertem a energia solar em eletricidade, mas não são capazes de armazená-la a longo prazo. Para isso, existem baterias avulsas que são muito caras e pouco eficientes. A ideia é criar um dispositivo que combina tecnologia fotovoltaica e baterias metálicas em um único aparelho.
A abordagem testa diferentes tipos de baterias, incluindo íon de lítio, íon de zinco, lítio-enxofre, lítio-iodo, zinco-iodo, lítio-oxigênio, zinco-oxigênio e lítio-dióxido de carbono. A variedade é necessária para explorar quais são os prós e contras de cada combinação de ânodo e cátodo.
O íon de lítio, por exemplo, é uma tecnologia amplamente utilizada para as baterias de eletrônicos populares, como celular e notebook, devido à sua eficiência e durabilidade, mas esbarra em obstáculos devido à sua estruturação muito complexa.
Os cientistas buscam uma solução eficiente que reduza a complexidade (e portanto, os custos) de produção e diminua a perda de energia no processo de armazenamento. A tecnologia ainda está em fases iniciais e ainda há muita pesquisa a ser feita, mas os autores do estudo mantêm boas expectativas para o f uturo da energia solar
A quantidade de energia solar recebida pela superfície da Terra é de até 100 mil terawatts-hora, o que atende completamente à demanda do consumo anual global de energia de 16 terawatts. No entanto, como a energia eólica, a energia solar é intermitente devido a flutuações isoladas [como dias nublados]. Para equilibrar a oferta e a demanda, a energia solar convertida precisa ser armazenada em outros dispositivos de armazenamento de energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário