Estatística

terça-feira, 16 de agosto de 2022

"Tapete solar" flutuante tambem é uma grande saída para lagos e represas

 

T apete solar flutuante pode gerar energia no mar

Projeto piloto vai testar a tecnologia na Bélgica e na Holanda.

A aplicação de painéis solares nas águas é uma forma cada vez mais comum de potencializar a geração de energia renovável. Na Holanda, uma empresa chamada SolarDuck desenvolveu um “tapete solar” para gerar energia em pleno alto mar. Uma possibilidade que ainda enfrenta muitos desafios técnicos, além de ser muito onerosa.

Geralmente, usinas solares flutuantes são combinadas com outros modos de produção energética e este é o caso da empresa SolarDuck, que vai testar seu sistema na costa da Bélgica e também integrado entre turbinas eólicas na Holanda – em ambos casos no mar do Norte.

Construir uma fazenda solar flutuante que suporte condições climáticas pesadas, seja resistente à água, ventos fortes, exija pouca manutenção e seja durável em um ambiente corrosivo é um grande desafio.

A solução da SolarDuck é criar um usina solar em design triangular, projetado para flutuar vários metros acima da água. Desta forma, o módulo balança com as ondas “como um tapete”. Esta particularidade deve ajudar a instalação a manter seus componentes elétricos críticos secos, limpos e estáveis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário